sexta-feira, 18 de abril de 2014

CRIANÇAS DE 18-24 MESES

Nesta idade, as crianças já conseguem demostrar com mais facilidade suas percepções sobre o mundo. Reconhecem pessoas, objetos, animais ... Imitam gestos, nomeiam situações. Estão começando a verbalizar as situações que estão envolvidos. ESTÃO SE COMUNICANDO MELHOR! Esta comunicação se torna visível, percebemos crianças com um repertório de palavras, outros poucas palavras e muitos gestos, esta forma de como se comunicar vária de criança para criança, o fato é que cada um de sua maneira já estabeleceu uma forma de se comunicar. 
*Auxiliamos nestas conquistas, estabelecendo situações de dialogo com a criança o tempo todo, na roda com conversas, histórias, músicas, situações onde se lançam a responder quem é o animais, quem vai passear, quem completa a música, de uma forma divertida, proporcionamos que eles se expressem. 
****
Também já perceberam os movimentos do corpo e sua capacidade e durante brincadeiras, criam situações que desafiam sua agilidade e percepção de espaço. 
* Brincamos de circuitos de rolar passar por túnel, andar sobre a corda, pular dentro e fora do bambolê, tentar pular com os dois pés, lançar bolas com alvo ( seja um cesto, um gol e ou um amigo), subir e descer dos brinquedos do parque.
Inicia-se pequenos laços de amizades, criam situações onde necessitam do outro para brincar juntos e assim se identificam com alguns colegas (os que gostam de correr e os que gostam de brincar de panelinhas por exemplo) 
****
Nesta idade também querer mexer em tudo, tira do lugar, mudar de lugar, guardar novamente, esconder as coisas .... 
São situações onde eles reconhecem as coisas por forma, tamanho e peso. Podemos reparar que quando se deparam com objetos que não conhecem, querer pegar, observam, tentam abrir, encaixar em outros lugares, arrastar pelo chão, andar segurando o objeto. Faz parte do processo de reconhecimento. 
*Para ajudar nesta fase, temos brinquedos de empilhar e encaixar de tamanhos e formas diferentes, também utilizamos caixas de papelão que eles adoram brincar de guardar as coisas ou entrar dentro. 
****
Fase da autonomia e independência: Tão pequenos e senhores da razão! Gritam, choram, fazem pequenas birras, querer subir onde não pode, pegar o que é perigoso!!!!!! Ahhh essas crianças ! O legal dessa fase é que já passam a entender alguns combinados, que sendo reforçados diariamente passam a fazer parte da rotina da criança e ela age corretamente de forma natural! 
Por exemplo: O SAPATO não pode ser colocado no sofá, tem que guardar n lugar estabelecido pela família em casa ou na escola, diariamente será dito porque ele não pode deixar onde foi colocado, e nós adultos acompanhamos a criança mostrando como se faz corretamente, daqui a uns dias, pedimos ajuda dele para ele colocar no lugar certo, depois pedimos a ele que guarde por favor no lugar correto. 
A criança aprende observando. 
Ahhh ..e aquele birra?!  Quando precisamos chamar atenção, orientar um comportamento, é necessário que não esqueçamos que estamos chamando a "ATENÇÃO" do comportamento da criança e não da pessoa dela. Desta forma estabelecemos laços de respeito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário