Sequência de atividades:
A importância das
brincadeiras no processo de adaptação escolar.
Professora: Aline Campos Série: Berçário III
Duração: Mês de fevereiro
Tema
|
Brincadeiras
|
Título
|
Brincadeiras do espaço de adaptação
escolar
|
Eixo
de trabalho
|
Identidade e Autonomia
|
Conteúdos
|
Conceituais
- Interação com o outro e o ambiente
- Desenvolvimento da expressão e
compreensão
-Desenvolvimento da compreensão oral
- Expressar-se
Procedimentais
-Despertar o sentimento de alegria,
solidariedade, amizade, segurança e respeito ao próximo.
-Manipulação e exploração dos
objetos e brinquedos.
-Participação em diversas
brincadeiras
Atitudinais
-Confiança para expressar-se e
interagir
-Interesse pela exploração de
brinquedos e do espaço.
- Expressar seus desejos
- Autonomia no espaço
|
Objetivo
|
|
Material
Necessário
|
|
Planificação
Etapas
previstas
|
Situação
(explicação da etapa
e atividade que será desenvolvida)
|
Avaliação
|
1.
Pedir a colaboração dos pais durante a seqüência de atividades, solicitando que
enviem um brinquedo que possa ser dividido
entre as crianças (grupo), para que todos os alunos sintam – se bem acolhidos
durante o ano letivo que se inicia.
|
1. A colaboração de toda a família
será fundamental para que o trabalho se torne mais prazeroso, sendo assim as
crianças poderão dividir os objetos uns aos outros.
Estaremos iniciando os valores a
serem trabalhados no primeiro semestre. Valores.
(Respeito ao próximo, compartilhar, dividir e emprestar)
|
1. Os pais contribuíram com a
seqüência de atividades? As crianças se sentiram bem acolhidas? Como foi esse
processo de adaptação com o grupo, a seqüência contribuiu com esse momento? O
brinquedo de casa colaborou sendo um elo de segurança para a criança neste
novo momento?
|
2.
Vamos apresentar ao grupo todos os brinquedos trazidos de casa, e juntamente
com a professora iniciaremos a importância de dividir com o outro o que me
pertence.
|
2. As crianças juntamente com as
professoras irão montar um cenário onde todos os brinquedos farão parte de
uma pequena apresentação.
As crianças estarão trabalhando a
importância de respeitar o espaço e pertences do outro.
|
2. A apresentação dos brinquedos
contribuiu com o momento? O cenário foi produtivo? As crianças participaram
da proposta estabelecida pela professora?
|
3.
Cantinhos ( casinha, carrinho, leitura, desenho, massinha, fantasia).
|
3. Preparar a sala com dois
cantinhos, um no tapete e um sobre a mesa, apresentar as duas situações
presentes na sala para que escolham do que querem brincar, mudar o tema dos
cantinhos sempre que houver necessidade, que perceber que o grupo esta
dispersando. Participar junto do grupo de cada situação.
|
3. As crianças gostaram e se envolveram das
brincadeiras e cantinhos propostos? Nomearam algum objeto ou situação? A
exploração foi 100%? Em algum momento se movimentaram de um cantinho para o
outro? Solicitavam a presença da professora ou sentiam-se seguros e a
vontade?
|
4.
Passeio pela escola, (todo o grupo) com a intervenção e monitoramento da
professora.
|
4. Dê mãos dadas com a professora e
amigos, juntos faram um passeio no novo ambiente escolar, para conhecerem e
se familiarizarem com o novo espaço e pessoas que contribuíram com a adaptação
e o desenvolvimento durante todo ano. Caso estranhem, não insistir no
contato.
Ao retornar para sala em roda,
conversar com o grupo sobre a escola.
|
4. Quais alunos mais se envolveram durante o passeio querendo
explorar o espaço?
Algum
aluno resistiu a aproximação de outros adultos? O que fazer para construirmos
um vinculo de aproximação com estas novas pessoas?
Reconheceram algum funcionário?
|
5.
Brincadeiras na areia
|
5. A professora dará um balde para
cada criança e juntos estarão colocando água para brincar na areia. Brincando
junto ao grupo, a professora mediará um momento de interação e socialização
de todos, despertará a criatividade montando bolos, cantando, utilizando das
forminhas para dar formas a areia molhada.
|
5. A brincadeira proporcionou
envolvimento e exploração? Todos participaram da atividade? Criaram
situações? Utilizaram os recursos? Criaram vinculo com os amigos? Tentaram se
comunicar?
|
6.
Brincadeiras no pátio
|
6. O movimento realizado no pátio é
de grande importância para a criança
reconhecer o espaço e despertar autonomia para se movimentar com segurança além
de leva-los a se relacionar e estabelecer contato com as pessoas da escola e
novos colegas. Deixa-los explorar os brinquedos do pátio, descobrindo suas
funções.
|
6. A brincadeira proporcionou
envolvimento e exploração? Todos participaram da atividade? Qual foi a reação
diante da descoberta de novos brinquedos? Houve tentativas de subir e descer?
Encaixar? Sentar sobre a mesinha? Alguma criança se intimidou diante do novo
espaço? Os alunos interagiram e dividiram brinquedos? Alguma criança brincou
sozinha?
|
7.
Brincadeiras na quadra
|
7. A professora proporcionara
brincadeiras diversificadas conforme interesse do grupo diariamente,
brincadeiras tais como : morto e vivo, pular no bambolê, chutar bola no gol,
derrubar latas, boliche, desenho com diz de lousa no chão, bolinhas de sabão,
colocar rádio e dançar.
|
7. A brincadeira proporcionou
envolvimento do grupo? Todos participaram? Algum aluno não participou? O que
este aluno fez? Durante a realização das brincadeiras, qual foi o retorno dos
alunos? A percepção de como deveria acontecer ...
|
8.
Brincadeiras no pátio da frente
|
8. A professora montará uma tenda
com tecido pendurado no telhado, as pontas irão quase alcançar o chão. Dentro
da tenda pendurar bexigas, para que
tentem alcançar. No chão, disponibilizar panelinhas, bonecas e carrinhos.
|
8. Ouve interesse em brincar e
explorar o espaço? Como se manifestaram para demonstrar este interesse? Todos
participaram? Quem não participou?
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário