segunda-feira, 21 de abril de 2014

Sequência Didática para Adaptação Escolar


Sequência de atividades: A importância das brincadeiras no processo de adaptação escolar.
Professora: Aline Campos                               Série: Berçário III
Duração: Mês de fevereiro

Tema
Brincadeiras
Título
Brincadeiras do espaço de adaptação escolar
Eixo de trabalho
Identidade e Autonomia
Conteúdos
Conceituais
- Interação com o outro  e o ambiente
- Desenvolvimento da expressão e compreensão
-Desenvolvimento da compreensão oral
- Expressar-se
Procedimentais
-Despertar o sentimento de alegria, solidariedade, amizade, segurança e respeito ao próximo.
-Manipulação e exploração dos objetos e brinquedos.
-Participação em diversas brincadeiras

Atitudinais
-Confiança para expressar-se e interagir
-Interesse pela exploração de brinquedos e do espaço.
- Expressar seus desejos
- Autonomia no espaço
Objetivo
  • Incluir as crianças na construção de tempo e espaço da nova rotina.
  • Criar um ambiente seguro e com estímulos que despertem o interesse do aluno e assim possibilitar um ambiente favorável no processo de adaptação no novo espaço escolar.
  • Acolher e envolver famílias que chegam de outras escolas ou pela primeira vez para que se sintam seguras.
  • Desenvolver habilidades motoras, tais como: Agilidade, atenção, lateralidade e equilíbrio;
  • Socialização do grupo e troca de experiências;
  • Contribuir com o processo de adaptação dos alunos, para que possam usufruir das brincadeiras propostas com satisfação e confiança;
  • Desenvolver a criatividade e criação.
Material Necessário
  • Livros infantis
  • Revistas
  • Jornais
  • Panelinhas
  • Carinhos
  • Bolas
  • Corda
  • Bambolê
  • Fotos da situação da Rotina
  • Giz de cera
  • Giz de chão
  • Canetinha
  • Massinha
  • Brinquedo de casa

Planificação
Etapas previstas
Situação (explicação da etapa e atividade que será desenvolvida)
Avaliação
1. Pedir a colaboração dos pais durante a seqüência de atividades, solicitando que enviem um  brinquedo que possa ser dividido entre as crianças (grupo), para que todos os alunos sintam – se bem acolhidos durante o ano letivo que se inicia.
1. A colaboração de toda a família será fundamental para que o trabalho se torne mais prazeroso, sendo assim as crianças poderão dividir os objetos uns aos outros.
Estaremos iniciando os valores a serem trabalhados no primeiro semestre. Valores. (Respeito ao próximo, compartilhar, dividir e emprestar)
1. Os pais contribuíram com a seqüência de atividades? As crianças se sentiram bem acolhidas? Como foi esse processo de adaptação com o grupo, a seqüência contribuiu com esse momento? O brinquedo de casa colaborou sendo um elo de segurança para a criança neste novo momento?
2. Vamos apresentar ao grupo todos os brinquedos trazidos de casa, e juntamente com a professora iniciaremos a importância de dividir com o outro o que me pertence.  
2. As crianças juntamente com as professoras irão montar um cenário onde todos os brinquedos farão parte de uma pequena apresentação.
As crianças estarão trabalhando a importância de respeitar o espaço e pertences do outro.
2. A apresentação dos brinquedos contribuiu com o momento? O cenário foi produtivo? As crianças participaram da proposta estabelecida pela professora?
3. Cantinhos ( casinha, carrinho, leitura, desenho, massinha, fantasia).
3. Preparar a sala com dois cantinhos, um no tapete e um sobre a mesa, apresentar as duas situações presentes na sala para que escolham do que querem brincar, mudar o tema dos cantinhos sempre que houver necessidade, que perceber que o grupo esta dispersando. Participar junto do grupo de cada situação.
 3. As crianças gostaram e se envolveram das brincadeiras e cantinhos propostos? Nomearam algum objeto ou situação? A exploração foi 100%? Em algum momento se movimentaram de um cantinho para o outro? Solicitavam a presença da professora ou sentiam-se seguros e a vontade?

4. Passeio pela escola, (todo o grupo) com a intervenção e monitoramento da professora.
4. Dê mãos dadas com a professora e amigos, juntos faram um passeio no novo ambiente escolar, para conhecerem e se familiarizarem com o novo espaço e pessoas que contribuíram com a adaptação e o desenvolvimento durante todo ano. Caso estranhem, não insistir no contato.
Ao retornar para sala em roda, conversar com o grupo sobre a escola.
4. Quais alunos mais se envolveram durante o passeio querendo explorar o espaço?
Algum aluno resistiu a aproximação de outros adultos? O que fazer para construirmos um vinculo de aproximação com estas novas pessoas?
Reconheceram algum funcionário?

5. Brincadeiras na areia
5. A professora dará um balde para cada criança e juntos estarão colocando água para brincar na areia. Brincando junto ao grupo, a professora mediará um momento de interação e socialização de todos, despertará a criatividade montando bolos, cantando, utilizando das forminhas para dar formas a areia molhada. 

5. A brincadeira proporcionou envolvimento e exploração? Todos participaram da atividade? Criaram situações? Utilizaram os recursos? Criaram vinculo com os amigos? Tentaram se comunicar?
6. Brincadeiras no pátio
6. O movimento realizado no pátio é de grande  importância para a criança reconhecer o espaço e despertar autonomia para se movimentar com segurança além de leva-los a se relacionar e estabelecer contato com as pessoas da escola e novos colegas. Deixa-los explorar os brinquedos do pátio, descobrindo suas funções.
6. A brincadeira proporcionou envolvimento e exploração? Todos participaram da atividade? Qual foi a reação diante da descoberta de novos brinquedos? Houve tentativas de subir e descer? Encaixar? Sentar sobre a mesinha? Alguma criança se intimidou diante do novo espaço? Os alunos interagiram e dividiram brinquedos? Alguma criança brincou sozinha?
7. Brincadeiras na quadra
7. A professora proporcionara brincadeiras diversificadas conforme interesse do grupo diariamente, brincadeiras tais como : morto e vivo, pular no bambolê, chutar bola no gol, derrubar latas, boliche, desenho com diz de lousa no chão, bolinhas de sabão, colocar rádio e dançar.
7. A brincadeira proporcionou envolvimento do grupo? Todos participaram? Algum aluno não participou? O que este aluno fez? Durante a realização das brincadeiras, qual foi o retorno dos alunos? A percepção de como deveria acontecer ...
8. Brincadeiras no pátio da frente
8. A professora montará uma tenda com tecido pendurado no telhado, as pontas irão quase alcançar o chão. Dentro da  tenda pendurar bexigas, para que tentem alcançar. No chão, disponibilizar panelinhas, bonecas e carrinhos.  
8. Ouve interesse em brincar e explorar o espaço? Como se manifestaram para demonstrar este interesse? Todos participaram? Quem não participou?



Nenhum comentário:

Postar um comentário