segunda-feira, 21 de abril de 2014

Sequência de Atividades “Explorando diferentes texturas”

Sequência de Atividades “Explorando diferentes texturas”.
Nível: BIII.
Professoras: Aline Campos                                                   
Duração: Maio (duas semanas)


Tema

- Texturas

Eixos de Trabalho
- Linguagem Oral e Escrita.
- Artes Visuais.
- Movimento
- Natureza e Sociedade

Conteúdos
- Texturas, concentração e exploração dos sentidos.



Objetivos
-Conhecer e explorar os materiais que produzem marcas e sensações;
-Experimentar produzir marcas em diferentes suportes oferecidos;
-Explorar os efeitos da própria ação em materiais de texturas diferentes (massinha, argila, areia).
-Verbalizar as sensações experimentadas;
- Desenvolver a coordenação motora fina a partir do uso de diferentes recursos;
- Familiarizar-se com materiais que despertem o gosto pela arte;
- Explorar o ambiente em contato com os demais colegas
- Despertar curiosidade e interesse para descoberta sobre sua ação em diversos objetos
- Domínio de ações que o façam explorar suas  habilidades físicas, motoras e perceptivas.  

Avaliação
- Pauta de observação





Planificação
ATIVIDADES
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
PAUTA DE OBSERVAÇÃO
  1. Pintura maluca com as mãos sobre o papelão com tinta com areia e cola.
1-    A professora deverá misturar guache, área e cola. Essa mistura deve acontecer em roda para os alunos observarem a transformação.
O grupo deverá estar sentado no ambiente externo, num espaço preparado pela professora. Este espaço deverá estar com o chão forrado com um plástico, uma caixa de papelão aberta no chão, uma fechada e uma pendurada na parede ou grade do parque. 3 opções de dimensões para que as crianças ampliem seus movimentos. Quando a professora terminar de misturar a tinta, dividi-la em bandejas que ficarão espalhadas pelo espaço limitado pata atividade. Neste dia, as crianças devem estar descalças, se estiver calor utilizar apenas uma calça velha ou um shortinho, pode ficar sem camiseta. Explicar que podem pintar com a mãe, os pés, e apenas nas caixas de papelão. Deixa-los explorar. A professora fica orientando, e questionando aqueles que perceber que estranharam o áspero da areia.
1 – Todos observaram o momento da mistura? Sentiram receio de tocar a tinta com areia? Algum aluno recusou a realizar a atividade? Teve receio de sujar as mãos ou estranhou o áspero? Como foi a movimentação pelas caixas? Como se manifestaram durante a atividade em relação a se comunicarem entre si e com a professora, por gestos ou oralmente?
  1. Utilizando argila
2-    A professora preparará o ambiente externo, forrar o chão com um plástico e sobre ele sentar com os alunos. Abrir o pacote de argila e passar de um em um para tocarem o novo material. Explicar que a argila é como a massinha, podemos criar e inventar as formas que desejarmos. Repartir a argila com todos e brincar de amassar, criar formas, etc. Nomear cada forma que for criada par estimula-los a também nomear.  
2 – Todos tocaram a argila e participaram da atividade? Algum aluno teve receio mas depois sentiu-se seguro para brincar? Tentaram nomear suas molduras?
  1. Cola com anilina sobre o isopor
3-    A professora deverá forrar a mesa da sala com um plástico, colocar sobre cada lugar uma placa fina de isopor cortada do tamanho A4. A cor da anilina deverá ser escolhida pelo grupo, 2 cores, que serão misturadas com a cola durante a roda para as crianças observaram a transformação. Depois da mistura pronta será dividida em pratinho de isopor que atentam todos os alunos sentados na mesa. A pintura será feita com a mão, para familiarizar-se com a textura da cola e do isopor. A intenção desta atividade é sensibilizar o tato da criança.
3 – Houve interesse e participação de todos? Qual foi a reação ao colocarem as mãos na cola? Observaram a mistura das cores na placa de isopor?
  1. Pintura com esponja sobre papel paraná
4-    A professora organizará a mesa, forrando-a com um plástico, em cada lugar colocará um pedaço do papel paraná cortado do tamanho A4. As esponjas utilizadas será de cozinha, que será cortada em 4. Sentar junto aos alunos na mesa, e explicar como acontecerá a atividade. A professora pode até ter o seu material para mostrar como será utilizado a esponja e mostrar o efeito para o grupo. Depois da demonstração, pequenas bandejas de isopor com 4 cores de tintas (um pouco em cada canto da bandeja), de forma a atender a todos os alunos, deixa-los explorar.
4 – Houve participação de todo grupo? Algum aluno teve receio ao tocar a esponja devido seu lado áspero? Reconheceram as cores apresentadas?


Um comentário:

  1. Top videos on youtube - YouTube Channel
    youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube. youtube youtube youtube youtube mp3 juice

    ResponderExcluir