Sequência de Atividades “Explorando diferentes texturas”.
Nível: BIII.
Professoras: Aline Campos
Duração: Maio (duas semanas)
Tema
|
-
Texturas
|
Eixos
de Trabalho
|
-
Linguagem Oral e Escrita.
-
Artes Visuais.
-
Movimento
-
Natureza e Sociedade
|
Conteúdos
|
- Texturas, concentração e exploração dos
sentidos.
|
Objetivos
|
-Conhecer e explorar os materiais que
produzem marcas e sensações;
-Experimentar produzir marcas em
diferentes suportes oferecidos;
-Explorar os efeitos da própria ação
em materiais de texturas diferentes (massinha, argila, areia).
-Verbalizar as sensações
experimentadas;
- Desenvolver a coordenação motora
fina a partir do uso de diferentes recursos;
- Familiarizar-se com materiais que
despertem o gosto pela arte;
- Explorar o ambiente em contato com
os demais colegas
- Despertar curiosidade e interesse
para descoberta sobre sua ação em diversos objetos
- Domínio de ações que o façam
explorar suas habilidades físicas,
motoras e perceptivas.
|
Avaliação
|
- Pauta
de observação
|
Planificação
ATIVIDADES
|
ORIENTAÇÃO
DIDÁTICA
|
PAUTA
DE OBSERVAÇÃO
|
|
1-
A
professora deverá misturar guache, área e cola. Essa mistura deve acontecer em
roda para os alunos observarem a transformação.
O grupo
deverá estar sentado no ambiente externo, num espaço preparado pela
professora. Este espaço deverá estar com o chão forrado com um plástico, uma
caixa de papelão aberta no chão, uma fechada e uma pendurada na parede ou
grade do parque. 3 opções de dimensões para que as crianças ampliem seus
movimentos. Quando a professora terminar de misturar a tinta, dividi-la em
bandejas que ficarão espalhadas pelo espaço limitado pata atividade. Neste
dia, as crianças devem estar descalças, se estiver calor utilizar apenas uma
calça velha ou um shortinho, pode ficar sem camiseta. Explicar que podem
pintar com a mãe, os pés, e apenas nas caixas de papelão. Deixa-los explorar.
A professora fica orientando, e questionando aqueles que perceber que
estranharam o áspero da areia.
|
1 –
Todos observaram o momento da mistura? Sentiram receio de tocar a tinta com
areia? Algum aluno recusou a realizar a atividade? Teve receio de sujar as
mãos ou estranhou o áspero? Como foi a movimentação pelas caixas? Como se
manifestaram durante a atividade em relação a se comunicarem entre si e com a
professora, por gestos ou oralmente?
|
|
2-
A
professora preparará o ambiente externo, forrar o chão com um plástico e
sobre ele sentar com os alunos. Abrir o pacote de argila e passar de um em um
para tocarem o novo material. Explicar que a argila é como a massinha,
podemos criar e inventar as formas que desejarmos. Repartir a argila com
todos e brincar de amassar, criar formas, etc. Nomear cada forma que for
criada par estimula-los a também nomear.
|
2 –
Todos tocaram a argila e participaram da atividade? Algum aluno teve receio
mas depois sentiu-se seguro para brincar? Tentaram nomear suas molduras?
|
|
3-
A
professora deverá forrar a mesa da sala com um plástico, colocar sobre cada
lugar uma placa fina de isopor cortada do tamanho A4. A cor da anilina deverá
ser escolhida pelo grupo, 2 cores, que serão misturadas com a cola durante a
roda para as crianças observaram a transformação. Depois da mistura pronta
será dividida em pratinho de isopor que atentam todos os alunos sentados na
mesa. A pintura será feita com a mão, para familiarizar-se com a textura da
cola e do isopor. A intenção desta atividade é sensibilizar o tato da
criança.
|
3 –
Houve interesse e participação de todos? Qual foi a reação ao colocarem as
mãos na cola? Observaram a mistura das cores na placa de isopor?
|
|
4-
A
professora organizará a mesa, forrando-a com um plástico, em cada lugar
colocará um pedaço do papel paraná cortado do tamanho A4. As esponjas
utilizadas será de cozinha, que será cortada em 4. Sentar junto aos alunos na
mesa, e explicar como acontecerá a atividade. A professora pode até ter o seu
material para mostrar como será utilizado a esponja e mostrar o efeito para o
grupo. Depois da demonstração, pequenas bandejas de isopor com 4 cores de
tintas (um pouco em cada canto da bandeja), de forma a atender a todos os
alunos, deixa-los explorar.
|
4 –
Houve participação de todo grupo? Algum aluno teve receio ao tocar a esponja
devido seu lado áspero? Reconheceram as cores apresentadas?
|
Top videos on youtube - YouTube Channel
ResponderExcluiryoutube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube youtube. youtube youtube youtube youtube mp3 juice