segunda-feira, 21 de abril de 2014

Sequência de Atividades “A importância e o respeito com o outro em meu processo de desenvolvimento”

Sequência de Atividades “A importância e o respeito com o  outro em meu processo de desenvolvimento”
Professora: Aline Campos                                                                                           
Nível: Berçário III
Duração: Abril

Tema

 - A importância  e o respeito com o outro em meu processo de desenvolvimento.

Eixos de Trabalho

- Linguagem Oral e Escrita.
 - Natureza e Sociedade.
 - Movimento.
 - Identidade e Autonomia.


Conteúdos
  
Conceituais
  - Regras Sociais
  - Boas atitudes
  - 
Procedimental
  - Interação com o grupo
  - Organização de pertences
  - Identificar o que é seu e o que é do outro
  -
Atitudinal
  - Respeito e valorização da amizade
  - Demonstração de afeto
  - Respeito com o espaço do outro
  - Respeito com os pertences do outro
 


Objetivos

  - Partilhar experiências e objetos próprios e dos colegas;
  - Vivenciar situações que se faz uso de regras de convivência. 
  - Ter prazer na vivência e troca de experiência com outras crianças. 
  - Desenvolver, gradativamente, a autonomia em relação às regras sociais. 
  - Identificar e diferenciar os pertences coletivos dos individuais. 
  - Identificar pertences próprios e dos colegas
  - Ter iniciativa na organização do espaço.


Avaliação
  

  - Seguindo a pauta de observação.
    
                                                                                     
Planificação
ATIVIDADES
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
PAUTA DE OBSERVAÇÃO
1 –  Pote de pertences
1 – Pedir aos pais que enviem um pote de sorvete ( tipo KIBOM) para cada criança, e dentro do pote até 3 brinquedos com o nome da criança e uma foto 3x4. A professora irá enfeitar estes potes e colocar o nome de cada criança junto a foto do lado externo. Deverá ser separado um espaço na prateleira da sala para colocar testes potes, deve ficar numa altura que as crianças alcance. A proposta desta atividade de saber respeitar o que é do outro, saber dividir e saber organizar suas coisas e o espaço contribui a qualquer momento da rotina. Pode ser realizando sempre que os alunos solicitarem e for possível, assim como num momento de brincadeiras diversificadas. Em roda explicar para os alunos que cada um tem seu pote que a mamãe enviou, e a professora colocou nome e foto para cada um saber qual é o seu, mostrar o lugar onde os potes ficaram guardados. De inicio a professora deverá ajudar cada um pegar o seu, logo se acostumam e passam a pegar sozinhos.  Explicar que cada um tem seu brinquedo e em alguns momentos deveram saber dividir e emprestar pro amigo. Deixa-los explorar seus potes.
1 – Todos prestaram atenção na explicação? Se interessaram pelo pote? Identificaram o seu e dos amigos? Houve tentativa de pegar o do outro?

2- Trocas de potes e organização
2 – Neste momento a professora vai colocar os potes na roda, e vai mostrar o que tem dentro de cada um e dizer de quem é o brinquedo. Vai propor a troca de dois em dois alunos, dizendo que vamos trocar para emprestar o nosso ao outro. Chamar de dois em dois e realizar a troca no centro da roda. Deixa-los explorar e ao final pedir que guardem dentro dos potes de cada amigo. Realizar a troca novamente no centro da roda e dizer obrigado/a  ao amigo que emprestou.
2- Houve participação de todo grupo? Aceitaram a troca? Alguém resistiu a trocar? No momento da organização houve cooperação? Souberam agradecer ao amigo?
3 – Dançar a música Palavrinhas Mágicas
3 Dançando e se movimentando juntos, aprendemos a ter noção de espaço e a respeitar o limite entre eu e meu amigo. Então vamos brincar de dançar a música Palavrinhas mágicas que além de proporcionar um melhor equilíbrio e domínio de movimento, irá familiarizar ainda mais o grupo com palavras de respeito e gratidão.
3 – Todos dançaram? Houve alguma criança que demonstrou gravar algum trecho da música?
4- Uso de palavras de respeito
4 – No dia-a-dia a professora irá proporcionar situações onde seja necessário a ajuda do aluno. Como:
- Ajudar a entregar os copos de água
-Ajudar a entregar brinquedos
-Ajudar a guardar brinquedos
-Chamar um amigo para fazer a troca
-Dizer bom dia/ boa tarde ao entrar na sala
-Dizer até amanhã
- Perguntar se esta tudo bem
-Agradecer quando receber ajuda
-Pedir por favor para passar
- Pedir por favor quando quiser algo emprestado
-Pedir desculpas
4- As crianças tem feito o uso das palavras de acordo com a necessidade? Se respeitam? Pedem desculpa?

5 – Recorte e colagem de revista
5 - A professora apresentará ás crianças diversas revistas, juntos estarão procurando figuras de pessoas se abraçando, ou qualquer outra manifestação de carinho e cuidado com o próximo, para cada figura encontrada conversará com as crianças sobre a importância de cuidar do próximo. Mostrar uma a uma das imagens e perguntar aos alunos o que as pessoas estão fazendo. Depois de encontrar todas as figuras, a professora juntamente com as crianças montará um cartaz com todo o material adquirido, o qual  ficará exposto no painel para apreciação e observação dos alunos)
5 – As crianças reconheceram alguma imagem? Demonstraram em gestos o que observavam? Nomeavam os gestos?

Algumas atividades serão repetidas para que as crianças valorizem cada momento, o objetivo desta atividade é reforçar o sentimento de carinho e amizade com o próximo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário