Sequência
de Atividades “A importância e o respeito com o outro em meu processo de desenvolvimento”
Professora:
Aline Campos
Nível:
Berçário III
Duração:
Abril
Tema
|
- A
importância e o respeito com o outro
em meu processo de desenvolvimento.
|
Eixos de Trabalho
|
-
Linguagem Oral e Escrita.
- Natureza e Sociedade.
- Movimento.
- Identidade e Autonomia.
|
Conteúdos
|
Conceituais
- Regras Sociais
- Boas
atitudes
-
Procedimental
- Interação com o grupo
- Organização de pertences
- Identificar o que é seu e o que é do
outro
-
Atitudinal
- Respeito e valorização da amizade
- Demonstração de afeto
- Respeito com o espaço do outro
- Respeito com os pertences do outro
|
Objetivos
|
- Partilhar experiências e objetos próprios e dos colegas;
-
Vivenciar situações que se faz uso de regras de convivência.
- Ter prazer na vivência e troca de experiência com outras crianças. - Desenvolver, gradativamente, a autonomia em relação às regras sociais. - Identificar e diferenciar os pertences coletivos dos individuais.
- Identificar pertences próprios e dos
colegas
- Ter iniciativa na organização do espaço.
|
Avaliação
|
- Seguindo a pauta de observação.
|
Planificação
ATIVIDADES
|
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
|
PAUTA DE OBSERVAÇÃO
|
1
– Pote de pertences
|
1
– Pedir aos pais que enviem um pote de sorvete ( tipo KIBOM) para cada
criança, e dentro do pote até 3 brinquedos com o nome da criança e uma foto
3x4. A professora irá enfeitar estes potes e colocar o nome de cada criança
junto a foto do lado externo. Deverá ser separado um espaço na prateleira da
sala para colocar testes potes, deve ficar numa altura que as crianças
alcance. A proposta desta atividade de saber respeitar o que é do outro,
saber dividir e saber organizar suas coisas e o espaço contribui a qualquer
momento da rotina. Pode ser realizando sempre que os alunos solicitarem e for
possível, assim como num momento de brincadeiras diversificadas. Em roda
explicar para os alunos que cada um tem seu pote que a mamãe enviou, e a
professora colocou nome e foto para cada um saber qual é o seu, mostrar o
lugar onde os potes ficaram guardados. De inicio a professora deverá ajudar
cada um pegar o seu, logo se acostumam e passam a pegar sozinhos. Explicar que cada um tem seu brinquedo e em
alguns momentos deveram saber dividir e emprestar pro amigo. Deixa-los
explorar seus potes.
|
1
– Todos prestaram atenção na explicação? Se interessaram pelo pote?
Identificaram o seu e dos amigos? Houve tentativa de pegar o do outro?
|
2-
Trocas de potes e organização
|
2
– Neste momento a professora vai colocar os potes na roda, e vai mostrar o
que tem dentro de cada um e dizer de quem é o brinquedo. Vai propor a troca
de dois em dois alunos, dizendo que vamos trocar para emprestar o nosso ao
outro. Chamar de dois em dois e realizar a troca no centro da roda. Deixa-los
explorar e ao final pedir que guardem dentro dos potes de cada amigo.
Realizar a troca novamente no centro da roda e dizer obrigado/a ao amigo que emprestou.
|
2-
Houve participação de todo grupo? Aceitaram a troca? Alguém resistiu a
trocar? No momento da organização houve cooperação? Souberam agradecer ao
amigo?
|
3 –
Dançar a música Palavrinhas Mágicas
|
3 Dançando
e se movimentando juntos, aprendemos a ter noção de espaço e a respeitar o
limite entre eu e meu amigo. Então vamos brincar de dançar a música
Palavrinhas mágicas que além de proporcionar um melhor equilíbrio e domínio
de movimento, irá familiarizar ainda mais o grupo com palavras de respeito e
gratidão.
|
3
– Todos dançaram? Houve alguma criança que demonstrou gravar algum trecho da
música?
|
4-
Uso de palavras de respeito
|
4
– No dia-a-dia a professora irá proporcionar situações onde seja necessário a
ajuda do aluno. Como:
-
Ajudar a entregar os copos de água
-Ajudar
a entregar brinquedos
-Ajudar
a guardar brinquedos
-Chamar
um amigo para fazer a troca
-Dizer
bom dia/ boa tarde ao entrar na sala
-Dizer
até amanhã
-
Perguntar se esta tudo bem
-Agradecer
quando receber ajuda
-Pedir
por favor para passar
-
Pedir por favor quando quiser algo emprestado
-Pedir
desculpas
|
4-
As crianças tem feito o uso das palavras de acordo com a necessidade? Se
respeitam? Pedem desculpa?
|
5
– Recorte e colagem de revista
|
5 -
A professora apresentará ás crianças diversas revistas, juntos estarão
procurando figuras de pessoas se abraçando, ou qualquer outra manifestação de
carinho e cuidado com o próximo, para cada figura encontrada conversará com
as crianças sobre a importância de cuidar do próximo. Mostrar uma a uma das
imagens e perguntar aos alunos o que as pessoas estão fazendo. Depois de
encontrar todas as figuras, a professora juntamente com as crianças montará
um cartaz com todo o material adquirido, o qual ficará exposto no painel para apreciação e
observação dos alunos)
|
5
– As crianças reconheceram alguma imagem? Demonstraram em gestos o que
observavam? Nomeavam os gestos?
|
Algumas
atividades serão repetidas para que as crianças valorizem cada momento, o
objetivo desta atividade é reforçar o sentimento de carinho e amizade com o
próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário