segunda-feira, 21 de abril de 2014

Sequência de Atividades “Identidade – Brincando e Conhecendo meu corpo”.

Sequência de Atividades “Identidade – Brincando e Conhecendo meu corpo”.
Nível: BIII
Professoras: Aline Campos                                    
Duração: Março
Tema
- Identidade

Eixos de Trabalho
- Linguagem Oral
- Identidade e Autonomia.
- Movimento (Expressividade).

Conteúdos

Conceituais:

·         -Criar consciência do corpo, sua importância, suas capacidades e limites;
·         -Ampliar o vocabulário;
·         -Perceber suas habilidades para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr e saltar;
·         -Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento, através da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas;
·         -Diferenciação de atitudes positivas e negativas;
·         -Reconhecimento de imagens e fotos;
·         -Reconhecimento das possibilidades e limites do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras e da interação com o outro.
·          
Atitudinais

·         -Valorizar e respeitar a si próprio e aos colegas;
·         -Valorizar brincadeiras que envolvam o canto e o movimento;
·         -Construção da autonomia progressiva (higiene, alimentação, organização dos espaços...)
·         -Construção de vínculos afetivos;
·         -Diferenciação de atitudes positivas e negativas;
·         -Despertar  auto-estima
·         -Estimular o senso crítico;
·         -Aprendizado de brincadeiras que expressem emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
·         -Convivência em grupo;
·         -Respeitar a si mesmo e ao outro;
·         -Participação na realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolva ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com ao outro.

 Procedimentais

·         Reconhecer a importância dos bons hábitos de higiene corporal;
·         Reconhecer a importância dos cuidados com o outro, do espaço coletivo;
·         Aprender a expressar-se corporalmente e verbalmente;
·         Realizar atitudes positivas para convivência em grupo;
·         Conhecer o corpo, sua importância, suas capacidades e limites;
·         Expressar as emoções, sentimentos, desejos e necessidades;
·         Expressar-se verbalmente;
·         Aprender a alimentar-se com autonomia;
·         Aperfeiçoar as coordenações motoras, ampla e fina.
·         Direcionar-se no espaço escolar com autonomia;
·          



Objetivos


- Conhecimento do próprio corpo.
- Percepção de si mesmo.
- Observação das diferenças entre si.
- Respeito às diferenças.
- Cuidado com o próprio corpo e dos amigos.
- Comunicar-se por  gestos e expressões.
- Construir a identidade pela conquista da independência, auto confiança e auto estima
- Reconhecer e identificar progressivamente o seu próprio corpo, os movimentos, ritmos e  sensações.
- Conhecer e identificar o seu próprio nome.
- Reconhecer sonoramente o nome da Professora e colegas de sala
- Desenvolver a atenção e a observação.
- Promover interação social e respeito com o outro em suas diferenças
- Perceber seu papel nas relações de interação que estabelece com os grupos que interage

Avaliação
·         - Conforme a Pauta de Observação.


Planificação
ATIVIDADES
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
PAUTA DE OBSERVAÇÃO

1-    Atividade com fotos


1-    A professora irá pedir para a família enviar uma foto de cada criança, será colada a foto numa cartolina e plastificada com contact. Atrás colocar um pedaço de velcro.  No painel da sala, colocar um trêm, com vagões na mesma quantidade de alunos da sala. Em cada vagão também um pedaço de velcro. Em roda Expor as fotos. A professora irá escolar o aluno ao seu  lado esquerdo para iniciar, ele deverá achar a foto do amigo que está a sua esquerda também. E assim consecutivamente, até que todos tenham recebido sua foto. O importante é que ele procure a foto do amigo e lhe entregue. Após cada criança receber sua foto, eles deveram colocar no trem, os alunos terão acesso ao trem diariamente. Quando toas as fotos estiverem expostas no trem onde todos terão visão, conversar sobre as imagens. Perguntar a cada aluno onde estava quando tirou a foto, falar sobre a roupa que usa a cor... Por exemplo, se a foto de uma das crianças é em um sítio, pergunte ao grupo quem já foi no sítio, o que encontramos no sítio...
1-    As crianças tiveram facilidade de encontrar a foto do amigo ao lado? O chamaram pelo nome? Como se direcionaram dentro da roda para entregar a foto para o amigo? Houve tentativas de responder as questões da professora referente as imagens? Se dispersaram? Todos tiveram atenção e interesse?
2-    Conhecendo o corpo
2. Escolher duas crianças de estaturas diferentes para desenhar em uma folha de sulfitão. Sentar o grupo em roda, e colocar a folha ao centro para que todos venham a professora fazendo o desenho do amigo que está deitado. Após fazer o desenho. Colar a folha no painel para que fique de frente para o grupo e assim possamos nomear as partes do corpo de ambos juntos. A professora vai apontando as partes e perguntando aos alunos que parte é essa. Depois de nomear e completar o desenho, comparar junto aos alunos, mostrando que somos parecidos, mas cada pessoa tem suas características. Falar que o amigo A é mais alto que o amigo B, o tamanho do pé é diferente, da mão..etc. Construa um momento de dialogo, para estimular a oralidade pela troca de ideias em grupo e contruir a auto imagem.
2- Todos se interessaram e observaram o momento?  Tentaram nomear as partes do corpo? Mostravam suas parte ..como a sua própria mão? Apontavam dizendo que era o amigo?

3-    Construindo uma criança de feltro
3 -  Fazer recortes de feltro do corpo: Cabeça, braços, pernas, cabelo, olho, nariz, boca, orelhas.
Num retângulo na posição vertical, colar o tronco do corpo. Esse retângulo será colocado no painel, e em roda, a professora pedirá aos alunos a ajudar a montar o desenho de uma criança feito de tecido. Chamará um de cada vez para que coloque as partes.
3 – Todos tiveram atenção e observaram a atividade? Houve interesse do grupo? Algum aluno não quis participar da atividade? Houve tentativa de nomear as partes? Algum aluno escolheu o que queria colocar?  Precisaram da ajuda da professora para colar e achar a posição certa?
4-    Brincar em frente ao espelho
4 – A professora chamará o grupo para ficar em frente ao espelho, e vai cantar a música da lagarta pintada, e ao final da música vai dizer diferentes partes do corpo, e as crianças terão que pegar em si a parte do corpo solicitada. De frente ao espelho eles poderão observar seus gestos.
4 – Todos tiveram interesse?
Reconheceram as partes do corpo solicitadas durante a música?
 Tentaram acompanhar a música cantando?
5-    Brincando de seu mestre mandou
5 – Todos em pé de frente ao espelho na primeira vez, depois a brincadeira pode ser feita no pátio, no parque... A professora explicará que a cada vez que disser o mestre mandou a criança terá que fazer o que é pedido. Será feito comandos como : O mestre mandou todo mundo colocar a mão na cabeça, o mestre mandou levantar o pé, o mestre mandou pular. Assim o aluno vai conhecendo melhor seu corpo e suas possibilidades de movimento.
5 – Houve interesse e participação do grupo? Os alunos tentaram realizar os comandos solicitados? Algum aluno teve dificuldade? Que tipo de dificuldade?
6-    Fazendo caretas
 6 – Em frente ao espelho propor um momento divertido de imitar uns aos outros fazendo caretas.
6 – Todos tentaram realizar caretas?
7-    Expressões Faciais
7 – Em roda explicar que nosso rosto muda de expressão, e isso acontece de acordo com nosso sentimento no momento. E as expressões podem ser boas ou não. A presentar as figuras de expressões faciais e incentiva-los a imitar. As expressões deverão ficar coladas no espelho, para que brinquem diariamente até o fim da sequencia.
7 – Houve observação e tentativa de imitar a expressão das imagens?
Qual expressão mais se destacou em tentativas pelo grupo?
Todos participaram?
8-    Vamos dançar
8 – A professora vai propor momentos para dançarmos, vai cantar e colocar CD, a música vai ajudar aos alunos a dominar movimentos, equilíbrio e espaço, ajudando a respeitar o espaço do amigo próximo.  Utilizar músicas como Estátua, Vamos brincar, Cabeça ombro joelho e pé e Nosso rosto da Xuxa.
8 – Houver percepção do amigo ao lado durante os movimentos? Tentaram manter distancia? Todos participaram? Souberam acompanhar as músicas? Tentaram cantar?


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