Sequência
de Atividades “Identidade – Brincando e Conhecendo meu corpo”.
Nível:
BIII
Professoras:
Aline Campos
Duração: Março
Tema
|
- Identidade
|
Eixos
de Trabalho
|
-
Linguagem Oral
-
Identidade e Autonomia.
-
Movimento (Expressividade).
|
Conteúdos
|
Conceituais:
·
-Criar
consciência do corpo, sua importância, suas capacidades e limites;
·
-Ampliar
o vocabulário;
·
-Perceber
suas habilidades para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade
constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr e saltar;
·
-Aperfeiçoamento
dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o
lançamento, através da experimentação e utilização de suas habilidades
manuais em diversas situações cotidianas;
·
-Diferenciação
de atitudes positivas e negativas;
·
-Reconhecimento
de imagens e fotos;
·
-Reconhecimento
das possibilidades e limites do próprio corpo por meio da exploração, das
brincadeiras e da interação com o outro.
·
Atitudinais
·
-Valorizar
e respeitar a si próprio e aos colegas;
·
-Valorizar
brincadeiras que envolvam o canto e o movimento;
·
-Construção
da autonomia progressiva (higiene, alimentação, organização dos espaços...)
·
-Construção
de vínculos afetivos;
·
-Diferenciação
de atitudes positivas e negativas;
·
-Despertar
auto-estima
·
-Estimular
o senso crítico;
·
-Aprendizado
de brincadeiras que expressem emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e
necessidades;
·
-Convivência
em grupo;
·
-Respeitar
a si mesmo e ao outro;
·
-Participação
na realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolva ações de
cooperação, solidariedade e ajuda na relação com ao outro.
Procedimentais
·
Reconhecer
a importância dos bons hábitos de higiene corporal;
·
Reconhecer
a importância dos cuidados com o outro, do espaço coletivo;
·
Aprender
a expressar-se corporalmente e verbalmente;
·
Realizar
atitudes positivas para convivência em grupo;
·
Conhecer
o corpo, sua importância, suas capacidades e limites;
·
Expressar
as emoções, sentimentos, desejos e necessidades;
·
Expressar-se
verbalmente;
·
Aprender
a alimentar-se com autonomia;
·
Aperfeiçoar
as coordenações motoras, ampla e fina.
·
Direcionar-se
no espaço escolar com autonomia;
·
|
Objetivos
|
- Conhecimento do próprio corpo.
- Percepção de si mesmo.
- Observação das diferenças entre si.
- Respeito às diferenças.
- Cuidado com o próprio corpo e dos amigos.
- Comunicar-se
por gestos e expressões.
- Construir
a identidade pela conquista da independência, auto confiança e auto estima
- Reconhecer
e identificar progressivamente o seu próprio corpo, os movimentos, ritmos
e sensações.
- Conhecer
e identificar o seu próprio nome.
- Reconhecer
sonoramente o nome da Professora e colegas de sala
-
Desenvolver a atenção e a observação.
- Promover interação social e
respeito com o outro em suas diferenças
- Perceber seu papel nas relações de
interação que estabelece com os grupos que interage
|
Avaliação
|
·
-
Conforme a Pauta de Observação.
|
Planificação
ATIVIDADES
|
ORIENTAÇÃO
DIDÁTICA
|
PAUTA
DE OBSERVAÇÃO
|
1- Atividade com fotos
|
1- A
professora irá pedir para a família enviar uma foto de cada criança, será
colada a foto numa cartolina e plastificada com contact. Atrás colocar um
pedaço de velcro. No painel da sala,
colocar um trêm, com vagões na mesma quantidade de alunos da sala. Em cada
vagão também um pedaço de velcro. Em roda Expor as fotos. A professora irá
escolar o aluno ao seu lado esquerdo
para iniciar, ele deverá achar a foto do amigo que está a sua esquerda
também. E assim consecutivamente, até que todos tenham recebido sua foto. O
importante é que ele procure a foto do amigo e lhe entregue. Após cada
criança receber sua foto, eles deveram colocar no trem, os alunos terão
acesso ao trem diariamente. Quando toas as fotos estiverem expostas no trem
onde todos terão visão, conversar sobre as imagens. Perguntar a cada aluno
onde estava quando tirou a foto, falar sobre a roupa que usa a cor... Por
exemplo, se a foto de uma das crianças é em um sítio, pergunte ao grupo quem
já foi no sítio, o que encontramos no sítio...
|
1- As crianças tiveram facilidade de
encontrar a foto do amigo ao lado? O chamaram pelo nome? Como se direcionaram
dentro da roda para entregar a foto para o amigo? Houve tentativas de
responder as questões da professora referente as imagens? Se dispersaram?
Todos tiveram atenção e interesse?
|
2- Conhecendo o corpo
|
2.
Escolher duas crianças de estaturas diferentes para desenhar em uma folha de
sulfitão. Sentar o grupo em roda, e colocar a folha ao centro para que todos
venham a professora fazendo o desenho do amigo que está deitado. Após fazer o
desenho. Colar a folha no painel para que fique de frente para o grupo e
assim possamos nomear as partes do corpo de ambos juntos. A professora vai
apontando as partes e perguntando aos alunos que parte é essa. Depois de
nomear e completar o desenho, comparar junto aos alunos, mostrando que somos
parecidos, mas cada pessoa tem suas características. Falar que o amigo A é
mais alto que o amigo B, o tamanho do pé é diferente, da mão..etc. Construa
um momento de dialogo, para estimular a oralidade pela troca de ideias em
grupo e contruir a auto imagem.
|
2-
Todos se interessaram e observaram o momento?
Tentaram nomear as partes do corpo? Mostravam suas parte ..como a sua
própria mão? Apontavam dizendo que era o amigo?
|
3- Construindo uma criança de feltro
|
3
- Fazer recortes de feltro do corpo:
Cabeça, braços, pernas, cabelo, olho, nariz, boca, orelhas.
Num
retângulo na posição vertical, colar o tronco do corpo. Esse retângulo será
colocado no painel, e em roda, a professora pedirá aos alunos a ajudar a
montar o desenho de uma criança feito de tecido. Chamará um de cada vez para
que coloque as partes.
|
3
– Todos tiveram atenção e observaram a atividade? Houve interesse do grupo?
Algum aluno não quis participar da atividade? Houve tentativa de nomear as
partes? Algum aluno escolheu o que queria colocar? Precisaram da ajuda da professora para
colar e achar a posição certa?
|
4- Brincar em frente ao espelho
|
4
– A professora chamará o grupo para ficar em frente ao espelho, e vai cantar
a música da lagarta pintada, e ao final da música vai dizer diferentes partes
do corpo, e as crianças terão que pegar em si a parte do corpo solicitada. De
frente ao espelho eles poderão observar seus gestos.
|
4
– Todos tiveram interesse?
Reconheceram
as partes do corpo solicitadas durante a música?
Tentaram acompanhar a música cantando?
|
5- Brincando de seu mestre mandou
|
5
– Todos em pé de frente ao espelho na primeira vez, depois a brincadeira pode
ser feita no pátio, no parque... A professora explicará que a cada vez que
disser o mestre mandou a criança terá que fazer o que é pedido. Será feito
comandos como : O mestre mandou todo mundo colocar a mão na cabeça, o mestre
mandou levantar o pé, o mestre mandou pular. Assim o aluno vai conhecendo
melhor seu corpo e suas possibilidades de movimento.
|
5
– Houve interesse e participação do grupo? Os alunos tentaram realizar os
comandos solicitados? Algum aluno teve dificuldade? Que tipo de dificuldade?
|
6- Fazendo caretas
|
6 – Em frente ao espelho propor um momento
divertido de imitar uns aos outros fazendo caretas.
|
6
– Todos tentaram realizar caretas?
|
7- Expressões Faciais
|
7
– Em roda explicar que nosso rosto muda de expressão, e isso acontece de
acordo com nosso sentimento no momento. E as expressões podem ser boas ou
não. A presentar as figuras de expressões faciais e incentiva-los a imitar.
As expressões deverão ficar coladas no espelho, para que brinquem diariamente
até o fim da sequencia.
|
7
– Houve observação e tentativa de imitar a expressão das imagens?
Qual
expressão mais se destacou em tentativas pelo grupo?
Todos
participaram?
|
8- Vamos dançar
|
8
– A professora vai propor momentos para dançarmos, vai cantar e colocar CD, a
música vai ajudar aos alunos a dominar movimentos, equilíbrio e espaço,
ajudando a respeitar o espaço do amigo próximo. Utilizar músicas como Estátua, Vamos
brincar, Cabeça ombro joelho e pé e Nosso rosto da Xuxa.
|
8
– Houver percepção do amigo ao lado durante os movimentos? Tentaram manter
distancia? Todos participaram? Souberam acompanhar as músicas? Tentaram
cantar?
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário