Muitos, sem o conhecimentos especifico, ao olharem crianças brincando no parque explorando o espaço ou em uma sala de aula, acredita que aquela criança só está brincando e passando o tempo. Por trás destas brincadeiras, nós professoras mediamos uma série de conhecimentos e desenvolvimento como ampliar o vocabulário da criança, o convívio social e suas regras, domínio e comando dos movimentos corporais, e por incrível que pareça NOÇÕES MATEMÁTICAS! Noções vivenciadas diariamente que podemos dizer estarem “camufladas” nas situações diárias e que refletirá positivamente na aprendizagem de matemática destes alunos nos anos seguintes.Na educação infantil (0-5anos) contribuímos com essas vivencias matemáticas proporcionando ao grupo brincadeiras que ofereçam ideias matemáticas no cotidiano .
Para que esta percepção aconteça temos que pensar num desenvolvimento lógico matemático e a autonomia , assim favorecemos diferentes situações onde a criança vivenciará,experimentará, descobrirá, dará significados ampliando noções como tamanho ( grande –pequeno), cores, proximidade (longe-perto), tamanho ou altura (alto-baixo) e estratégias de soluções de situações como subir num brinquedos, desviar de algo, pular, descer ... Noções que como eu disse, futuramente facilitaram a aprendizagem de conceitos matemáticos e raciocínio lógico.

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